SelectImob

Confira como funciona o SBPE, Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo

A caderneta de poupança é responsável por captar bilhões de reais todos os meses em seus depósitos. Mas poucas pessoas sabem, por exemplo, que parte desse dinheiro acaba sendo destinada para o financiamento de imóveis, através do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo – o SBPE.

Sendo assim, pelo SBPE, o dinheiro aplicado pelo poupador se converte indiretamente, em crédito para o setor imobiliário. Por isso, pode-se dizer que a poupança do brasileiro está ligada diretamente a possibilidade de financiar a compra de um imóvel e alcançar o sonho de ter uma casa própria.

O que é e como funciona o SBPE

O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) tem uma categoria de crédito em que os bancos recebem recursos através da poupança. Suas normas foram criadas pelo Conselho Monetário Nacional, e para assegurar que todas elas sejam realizadas de forma correta, o Banco Central analisa todo o processo.

Todas as instituições financeiras que participam desse tipo de modalidade de crédito, podem usar até 65% do valor que rendeu na poupança do cliente. Além disso, o FGTS também é uma das linhas de crédito utilizadas para financiamentos.

A Caixa Econômica Federal é uma das principais instituições financeiras que utiliza esta modalidade de crédito para ajudar seus clientes a realizarem o sonho da casa própria, disponibilizando uma oportunidade de parcelamento de até 35 anos, e não estipulando um limite de renda para o cliente e pode ser utilizado ou não para financiamento habitacional, chamado de SFH.

Importância do SBPE no mercado imobiliário brasileiro

Devido suas condições facilitadas e abrangência, muitos brasileiros optam por esse tipo de crédito, principalmente através dos programas que contam com os subsídios do governo.

O SPBE é utilizado para compra de imóveis novos ou usados, além de permitir a compra de terrenos, seja ele para construção comercial ou residencial.

Mas o maior benefício oferecido pelo sistema é o longo prazo para a quitação. Como as parcelas do empréstimo podem ser dividas em até 35 anos, o comprador pode financiar seu imóvel sem comprometer seu orçamento. Além disso, até 80% do valor total do imóvel pode ser financiado através do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. A amortização é feita pela tabela SAC, e as taxas de juros variam de acordo com a situação.

Para conseguir um financiamento imobiliário pelo SBPE, o comprador precisa cumprir alguns requisitos como: ser maior de idade, brasileiro, e não ter restrição junto os serviços de avaliação de crédito. Além disso, o comprador precisa comprovar que a prestação do financiamento não é superior a 30% da sua renda familiar mensal. Previsto por lei, esse limite funciona como uma forma de reduzir a inadimplência e mitigar o risco de crédito financeiro dos recursos do SBPE.

Não conhece a SelectDocs ainda?

Conheça a melhor assessoria do ABC para você que procura a melhor solução em documentação imobiliária com a qualidade e agilidade que merece!

Faça sua simulação totalmente gratuita! Clique no link: SelectDocs

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO PREFIXADO COM JUROS A PARTIR DE 8% AO ANO
22 fev
Financiamento SelectDocs

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO PREFIXADO COM JUROS A PARTIR DE 8% AO ANO

Nesta quinta-feira (20/02), a Caixa Econômica Federal anunciou em um evento no Planalto sua linha de crédito imobiliário com taxa de […]

leia mais
REDUÇÃO DE JUROS DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO
06 nov
SelectDocs Taxas

REDUÇÃO DE JUROS DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal reduzem juros de financiamentos imobiliários. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica […]

leia mais