Jesse

O score é uma nota para medir seu crédito. Ele atua na aprovação de empréstimo, na obtenção de cartões de crédito e na abertura de contas.

Score: O que é e como aumentar o seu para ter mais crédito

Todo o sistema financeiro trabalha seguindo a relação risco e retorno. Ou seja, quanto maior o risco de calote de um cliente, maiores devem ser os juros cobrados por uma instituição para que a inadimplência não supere os lucros.

O score serve como uma referência de como você é confiável para pagar suas contas. Quando você pede crédito para o banco, ele consultará seu perfil para verificar se vale a pena ceder esse crédito.

Ele vem no formato de uma nota. Quanto maior a sua nota no score, melhor você está e mais chances tem de conseguir crédito. E o contrário também é verdadeiro: quanto menor sua nota, mais difícil será conseguir crédito.

Quando uma instituição analisa se você é um bom cliente, ela quer saber se você tem um trabalho estável, mesmo que seja autônomo. O importante é provar que é capaz de pagar por aquilo que está solicitando.

Da mesma forma, ter poucas contas em seu nome acende uma luz amarela, pois o banco não consegue analisar se você é uma pessoa merecedora de crédito ou não.

Quais empresas verificam seu score?

Rede lojas, empresas de telefonia, de TV a cabo, comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviços em geral. Ou seja, empresas que concedem crédito aos consumidores em geral.

Como aumentar seu score:

Existem algumas atitudes que fazem sua nota aumentar e a facilidade de obter crédito junto aos bancos:

  • Ter o nome limpo e sem restrições;
  • Evitar atrasos no pagamento das contas;
  • Evitar solicitar abertura de conta e pedido de cartão crédito para todos os bancos. Isso é interpretado como um sinal de que você está desesperado atrás de dinheiro;
  • Manter seu cadastro atualizado no site do Serasa;
  • Ativar o cadastro positivo nos órgãos de proteção ao crédito.

Coisas que não fazem diferença no seu score

  • Pagar contas com grande antecedência. O importante é apenas não atrasar;
  • Colocar o CPF na nota. Para esses órgãos, não faz diferença;
  • Manter as contas em débito automático;
  • Ser cliente de um banco há muito tempo.

O mais importante é a qualidade desse relacionamento. É essencial saber manter.

Ter e manter um score alto é um processo, não é de uma hora para outra que tudo vai mudar. Leva tempo, esforço e disciplina de sua parte. Se em um mês você fizer todos esses passos que passamos aqui, não espere ver sua nota subindo.

Para consultar seu score, basta visitar os sites do Serasa. Não existe nenhuma taxa para realizar essa consulta, e te ajuda a entender como está sua imagem perante às instituições financeiras.

Já verificou como anda o seu score? Conte para a gente como ele está e quais ações são necessárias para melhorá-lo!