SelectImob

Na ocasião em que o consumidor tem dívidas em atraso com uma empresa ou loja, elas podem informar as entidades de proteção ao crédito, como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) ou Serasa, sobre a pendência e te deixar com “nome sujo”. 

Segundo o Procon-SP, no dia seguinte ao vencimento da dívida, a loja ou empresa já pode solicitar a inclusão do nome do devedor no cadastro dessas entidades.

Como saber se seu nome está sujo? 

Geralmente o consumidor recebe uma carta da empresa ou loja, informando que, por conta da dívida em atraso, seu nome poderá entrar para a lista de inadimplentes, se não efetuar o pagamento no novo prazo informado.

Assim que recebem a nota da dívida pendente, as entidades de proteção ao crédito enviam um aviso de débito para o consumidor, informando que seu nome será incluído no cadastro de inadimplentes, no prazo de 10 dias, caso ele não quite o débito. 

Depois que o consumidor regularizar a situação, a loja ou empresa credora tem cinco dias úteis para informar as entidades para retirarem o nome do consumidor da lista de inadimplentes. 

Mesmo nos casos em que o consumidor renegocia a dívida para pagá-la de forma parcelada, ele tem direito de ter seu nome retirado da lista de inadimplentes

Como consultar se seu nome esta limpo no Serasa 

A Serasa permite verificar qual é a situação do CPF pela internet.

REGULARIZAÇÃO OU RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS PARA SAIR DO "NOME SUJO" - Site do Serasa
Site do Serasa

A entidade possui o serviço “Limpa Nome Online” , que permite o consumidor consultar se possui dívidas e fechar um acordo de renegociação no próprio site. 

REGULARIZAÇÃO OU RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS PARA SAIR DO "NOME SUJO" - Limpa Nome Online
Limpa Nome Online

A consulta no Serasa é grátis, feita pelo próprio consumidor, bastando confirmar um cadastro simples.

Algumas situações mais comuns e que podem deixar seu “nome sujo

Dívida vencida 

Cinco anos após a inclusão do nome na lista de inadimplentes, o “nome sujo” do devedor é retirado automaticamente do cadastro das entidades de proteção ao crédito. Se isso não acontecer, ele pode reclamar no Procon. A retirada do nome do cadastro não significa, no entanto, que o devedor não precisa mais pagar a dívida. Ele continuará sujeito a um processo de cobrança mesmo após esse período.

Cartão de crédito 

Depois que o consumidor pagar ou renegociada a dívida, a instituição financeira tem cinco dias úteis para notificar as entidades de proteção ao crédito para retirarem o nome do cliente da lista de inadimplentes. Também é importante obter um recibo para provar que a dívida foi paga.

Carnê de loja atrasado 

Após Negociar ou pagar a dívida com a loja, ela tem cinco dias úteis para solicitar às entidades de proteção ao crédito que tirem o nome do consumidor da lista de inadimplentes. É importante exigir um recibo de que a dívida foi regularizada. 

Empréstimo de financeira 

Feito o pagamento ou acertada uma renegociação da dívida, a instituição financeira tem cinco dias úteis para informar as entidades de proteção ao crédito para retirarem o nome da pessoa da lista de inadimplentes. É importante exigir um recibo de que a dívida foi acertada.

Motivos para limpar o nome

Controle da vida financeira; Ter uma vida mais tranquila; Mais produtividade no trabalho; Aumentar a segurança financeira; Não perder nenhum acordo já feito; E muito mais. Enfim, só motivos bons!

Fontes: Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito); Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor); Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – São Paulo); Serasa.

Gostou? Compartilhe e marque seus amigos!

Quer vender, comprar ou alugar um imóvel? A SelectImob faz isso para você! Entre em contato conosco.