SelectImob

Como escolher o melhor piso para seu apartamento

Chegou a melhor parte da obra: a escolha dos acabamentos. Nessa hora, o apartamento finalmente começa a ficar com a nossa cara. Escolher os pisos e demais revestimentos tem tudo a ver com essa fase, mas você sabe como comprar piso para apartamento sem errar na decisão?

Hoje daremos algumas dicas para facilitar!

A primeira dica é não focar apenas na estética da peça. A escolha do piso ideal também deve levar em consideração outros aspectos decisivos, como o estilo de decoração do ambiente, o tipo de clima da região e o contato com a umidade. Então, para lhe ajudar, mostraremos aqui os tipos de pisos mais indicados para apartamentos e as características de cada um deles.

Piso Vinílico

O piso vinílico é muito requisitado. Sua instalação é prática, rápida e é uma das alternativas mais acessíveis entre os pisos de madeira.

As principais características do piso vinílico são sua resistência, alta durabilidade e fácil manutenção, visto que um pano úmido já é o suficiente para limpar. Ele é indicado para cômodos que tenham contato com água, como a cozinha, o banheiro e a área de serviço.

Melhor piso para seu apartamento - Piso Vinílico
Piso Vinílico

Pisos Laminados

Os pisos laminados são revestidos por uma lâmina melamínica que imita a madeira, porém, com custo inferior.  Além de serem mais econômicos do que a madeira maciça, outra grande qualidade dos laminados é que eles são bastante resistentes a riscos, manchas e abrasões.

Ele proporciona conforto térmico e acústico. Isso significa mais aconchego e menos ruídos na residência. Por essas qualidades, o piso laminado é a opção campeã para quartos e salas.

Esses pisos são muito fáceis de limpar. Existe uma ressalva quanto aos pisos laminados: eles não devem ser utilizados nas áreas úmidas da casa, pois apresentam baixa resistência à água. A restrição diz respeito apenas a molhá-los com frequência.

Pisos de Porcelanato

Praticidade, resistência e requinte, os porcelanatos também são escolhas certeiras quando falamos em piso para apartamento. Por terem dimensões extensas, eles são capazes de valorizar qualquer tipo de decoração, favorecendo a sensação de leveza e amplitude, sobretudo se você escolher modelos de cores neutras.

O piso em porcelanato é perfeito para as áreas de convivência social da casa, como cozinhas e salas de jantar, pois suportam tráfego intenso de pessoas. Além disso, são peças laváveis, que não absorvem água. Ou seja, podem ser utilizados em qualquer área da residência, como varandas e entorno de piscinas.

Se você optar pelo porcelanato nessas áreas ou nos banheiros, saiba que será necessário escolher um modelo antiderrapante.

Pisos de Cerâmica

Os pisos de cerâmica apresentam propriedades semelhantes ao porcelanato. A diferença básica está no processo de fabricação das peças. As cerâmicas são peças mais delicadas, apresentando até versões artesanais. Por isso, elas são um pouco menos resistentes do que o porcelanato.

Essa característica não desqualifica a cerâmica. Pelo contrário: como são peças delicadas, elas garantem um charme a mais na decoração do seu apartamento. Outro benefício do piso cerâmico é a versatilidade das peças, disponíveis em diversas cores e texturas.

É imprescindível respeitar as especificações do fabricante para instalação, pois esses informes indicam a resistência do piso e a sua aplicação ideal.

Melhor piso para seu apartamento - Piso de Cerâmica
Piso de Cerâmica

Pisos de Pastilhas

As pastilhas são as preferidas quando falamos em versatilidade de combinações para seu apartamento. Fabricadas em cerâmica ou vidro, elas apresentam uma enorme gama de tonalidades e padrões, permitindo que você solte a criatividade para valorizar a decoração.

Mais utilizadas em cozinhas e banheiros, as pastilhas proporcionam uma personalidade aos ambientes, permitindo composições mescladas, em mosaico, entre outras. E mesmo para os adeptos de uma decoração mais minimalista, as pastilhas têm seu lugar.

Pisos de Madeira

O conforto vem em primeiro lugar. Não tem como negar que os pisos de madeira favorecem ainda mais aquela gostosa sensação de se sentir em casa. Ao apostar nos pisos de madeira, o seu design de interiores fica muito mais acolhedor e convidativo.

Isso se deve não somente ao conforto térmico das peças, mas, principalmente, à origem dos pisos amadeirados. Por ser um produto natural, a madeira traz os ares da natureza para dentro do seu apartamento. Não é à toa que ela é a escolha número um quando a intenção é compor uma decoração rústica e campestre.

A limpeza e manutenção desse tipo de piso, já que os assoalhos amadeirados demandam cuidados extras: para limpá-los, fuja de materiais solventes ou abrasivos. Já para conservá-los, utilize produtos específicos recomendados pelo fabricante, como ceras ou vernizes.

Melhor piso para seu apartamento - Pisos de Madeira
Piso de Madeira

Gostou das nossas dicas? Compartilhe e marque seus amigos!

DECLARAÇÃO DE IMÓVEL NO IMPOSTO DE RENDA
17 fev
Declaração do Imposto de Renda Dicas

DECLARAÇÃO DE IMÓVEL NO IMPOSTO DE RENDA

Como declarar o seu imóvel no imposto de renda? Nessa hora, é comum surgir algumas dúvidas. Neste post explicaremos alguns […]

leia mais
MAUÁ PLAZA SHOPPING – OPÇÕES DE COMPRA E CINEMA
12 fev
Dicas Mauá Plaza Shopping

MAUÁ PLAZA SHOPPING – OPÇÕES DE COMPRA E CINEMA

O Mauá Plaza Shopping  foi inaugurado em 2002, é uma referência para Mauá, para o ABC Paulista e ainda para […]

leia mais