Jesse

Aqueles que têm o hábito de cozinhar, sabem bem que a organização faz toda diferença, mas é difícil manter a cozinha organizada, não é mesmo?

Neste post te daremos algumas dicas para ajudar nessa tarefa de organizar a sua cozinha e deixa-la mais funcional e prática.

Como organizar a sua cozinha

Quando temos mais espaço é mais fácil manter os ambientes em ordem e tudo no seu devido lugar, porém, as dicas de hoje de como organizar a cozinha vale tanto para ambientes grandes quanto para cozinhas pequenas e assim você vai conseguir um ambiente mais organizado.

E ao contrário do que muita gente pensa, para manter a cozinha em ordem não é preciso gastar muito, há várias formas de como organizar uma cozinha pequena gastando pouco e de forma prática.

Organizando o armário de cozinha

Retire tudo o que tiver dentro dos armários e das gavetas, em seguida limpe os armários por dentro e por fora usando um pano úmido com água e sabão neutro. Quando o armário estiver totalmente seco, forre-o com um tecido emborrachado, assim evita que os armários fiquem riscados com o tempo e que itens como copos e pratos escorreguem.

Separe os itens que usa com mais frequência daqueles que só utiliza em ocasiões especiais. Na parte mais alta do armário guarde o que você utilize menos, e deixe os acessórios e itens que utiliza com frequência nas partes mais baixas dos armários.

Os aramados podem ser uma excelente escolha também nessas horas. No mercado há diversos modelos de aramados para organizar armários, alguns podem até ser encaixados na prateleira aproveitando aquele espaço que você perderia na altura.

Como organizar sua cozinha - Armário de cozinha
Armário de cozinha

Como organizar uma cozinha pequena com pouco espaço

Se você não possui muitos armários e está pensando em como organizar uma cozinha pequena gastando pouco as prateleiras de vidro ou de outros materiais podem te ajudar nessa missão.

A maioria dos armários não vem com divisórias nas gavetas, se você quer saber como organizar uma cozinha pequena gastando pouco e manter as gavetas em ordem basta utilizar caixinhas, nas lojas tem várias opções de caixas de plástico e até mesmo de papel, dependendo do produto que for armazenar, elas também são válidas.

Organize os potes  

Os potes são itens muito necessários, porém, parece que existe alguma coisa dentro de armários que sempre fazem com que as tampas desapareçam. Por isso, quando for organizar os potes plásticos só guarde os que estão completos e procure organiza-los por tamanho encaixando-os um dentro do outro e guardando as tampas em um porta tampas.

Como organizar a geladeira

Como organizar sua cozinha - Geladeira organizada
Geladeira organizada

A geladeira é indispensável em qualquer cozinha, por isso é tão importante mantê-la limpa e organizada. Para isso, siga algumas dicas a seguir:

  • Tire tudo de dentro da geladeira
  • Utilize produtos de limpeza poder fazer a limpeza da geladeira
  • Laticínios devem ficar na parte superior
  • Utilize potes transparentes e de vidro para manter a geladeira mais pratica, organizada e visualmente mais bonita.

Dicas de como organizar a cozinha

  • Retire todos os itens dos armários e limpe-os
  • Utilize nichos e prateleiras para organização de cozinhas pequenas
  • Coloque divisórias para talheres nas gavetas
  • Utilize escorredor de louça para organizar tampas dentro dos armários
  • Limpe a geladeira após descongela-la e jogue fora alimentos que não for consumir
  • Mantenha os potes plásticos organizados
  • Os temperos e óleos precisam ficar sempre acessíveis
  • Mantenha mantimentos em potes transparentes e etiquetados
  • Mantenha a gaveta de panos de pratos sempre organizada
  • Utilize aramados para otimizar espaço e manter os armários organizados
Como organizar sua cozinha - Cozinha organizada
Cozinha organizada

Gostou das nossas dicas? Compartilhe e marque seus amigos!