Estância Turística de Ribeirão Pires
A Estância Turística de Ribeirão Pires é, comprovadamente, uma cidade do ABC Paulista que oferece qualidade de vida aos moradores.
Diferente de algumas regiões urbanizadas de São Paulo, Ribeirão Pires possui um território arborizado, com quase 25% de Mata Atlântica conservada, que leva ar puro aos ribeirão-pirenses.
Além disso, a população que vive nessa cidade tem à disposição:
- parques ecológicos;
- áreas preservadas e com segurança 24 horas;
- represas e lagos com diversos peixes, incluindo carpas coloridas;
- além de ter uma boa vizinhança, em região com alto IDHM.
Então, se essa é a qualidade de vida você procura para sua vida hoje, leia este texto até o final.
Mas antes de ir à próxima parte, é importante você saber que já está em construção um empreendimento para quem deseja aproveitar os benefícios de morar em Ribeirão Pires: o Residencial Saint Denis.
Quer conhecer esse residencial moderno, com sistemas sustentáveis como captação de água pluvial e reutilização de energia solar? Clique aqui!
Pesquisa da IstoÉ coloca Ribeirão Pires entre as Melhores Cidades do Brasil
Em 2015, foi divulgado que a Estância Turística de Ribeirão Pires, no ABC de São Paulo, está entre as melhores cidades do Brasil para se viver.
Isso é o que apontou a pesquisa inédita publicada pela Revista IstoÉ em conjunto com a consultoria Austing Ranking.
Segundo os dados apresentados, Ribeirão Pires está entre as 50 melhores cidades do Brasil na categoria de porte médio, e conquistou a 40ª posição no ranking geral.
Mas não para por aí! Ainda na mesma pesquisa, sobre a classificação mobilidade digital, o município ocupou o 25º lugar, e a posição 21ª na categoria acesso digital ao conhecimento.
No período de dez anos em que essa pesquisa foi realizada, foi imprescindível utilizar o cálculo de IISD (Índice de Inclusão Social e Digital) que analisa indicadores fiscais, econômicos, sociais e digitais de uma região.
Foi por meio dessa avaliação, incluindo a verificação de mais 16 subcategorias, que Ribeirão Pires conseguiu se posicionar no 40º lugar do ranking geral do estudo. As subcategorias consideradas foram:
- execução do orçamento;
- aplicação fiscal na saúde e educação;
- capacidade de arrecadação;
- sustentabilidade financeira;
- padrão de vida;
- mercado de trabalho;
- comércio exterior;
- atenção ao jovem;
- saúde;
- qualidade de vida;
- responsabilidade social;
- educação;
- desenvolvimento humano;
- habitação;
- mobilidade digital;
- acesso digital ao conhecimento.
O Arquitetura da Cidade de Ribeirão Pires
Segundo matéria do jornal Diário do Grande ABC, Ribeirão Pires conserva imagens importantes sobre a história da região.
Essas imagens seriam tão valiosas e historicamente reveladoras quanto as de outros centros urbanos ao seu redor.
Além disso, Ribeirão Pires mantém a arquitetura de sua estação ferroviária original, com todos os aspectos clássicos da época.
Possui, também, exemplares de casas antigas e ostenta um formato de cidade interiorana que a diferencia de outras regiões do ABC, relembrando os idos de 1936 e 1945.
É interessante observar que, baseado na mesma matéria de jornal, em 1936 e 1945 João Netto Caldeira e o Orfanato Cristóvão Colombo documentaram alguns municípios do ABC, por meio de fotografias, incluindo a estância turística.
Naquele trabalho, as imagens do Centro de Ribeirão Pires davam a impressão de que a cidade possuía uma estrutura mais robusta que a de outras regiões próximas.
Até hoje, no centro da cidade, é possível notar o mesmo desenho das ruas clássicas, como é o caso da Rua do Comércio, que mantém uma memória social da região.
O Nome da Cidade de Ribeirão Pires
De acordo com a mesma matéria jornalística, o nome “Ribeirão Pires” se consagrou com a inauguração de sua estação ferroviária, em 1885, e com a criação do Núcleo Colonial de Ribeirão Pires, em 1888, que fazia uma referência direta à família dos Pires.
O relato ainda esclarece que a família Pires era extremamente poderosa no passado paulistano.
O resultado disso é que, em torno da estação férrea e junto às linhas coloniais passa a surgir uma nova cidade, ocupando o perímetro urbano central, chamada de Estância Turística de Ribeirão Pires.
Curiosidades Sobre a Cidade
Ribeirão Pires está a uma distância de 40 km, aproximadamente, da região central da cidade de São Paulo.
Possui águas e terras protegidas pela Lei de Mananciais, o que faz do município o lugar ideal para quem quer viver o estilo de vida urbana misturada com o clima interiorano.
Todas essas características juntas tornaram essa estância turística uma região tranquila e bastante segura no ABC.
Além disso, a localização arborizada com Mata Atlântica oferece ar puro aos moradores e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.
Para aqueles que procuram por lazer, Ribeirão Pires tem atrativos como pesqueiros, chácaras, mirantes, parques, igrejas, feira de artesanatos e diversos eventos que fazem da cidade uma excelente opção para todas as idades.
Veja os dados demográficos retirados do site da Prefeitura de Ribeirão Pires
- Estimativa populacional em 2019 123.393 habitantes (IBGE)
- Área Territorial 99,075 Km²
- Crescimento anual da população Média de 2 mil habitantes/ano
- Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) 0,784
- Aniversário 19 de março
- Fundação 1953
- Gentílico Ribeirão-pirense
- Santo Padroeiro São José
- Clima Subtropical
- Abastecimento de água 98%
- Rede de esgoto 75%
- Coleta de lixo 100%
- Hospitais 2
- Unidades Básicas de Saúde 10
- Escolas Municipais 33
- Escolas Estaduais 30
- Ensino Superior 2 universidades
- Agências Bancárias 10
- Imóveis residenciais 26.441
- Imóveis comerciais 2.147
- Imóveis industriais 478
Oportunidade de Moradia em Ribeirão Pires
Está em obras na rua Major Cardim, no bairro Suíssa, um edifício com diversas opções ecológicas para seus condôminos, como: captação de água pluvial, utilização de energia solar além de uma visão privilegiada da cidade.
Este é o residencial Saint Denis, que além de ser um condomínio de excelente padrão, vai oferecer fácil acesso a avenidas e rodovias (como é o caso da Rodovia Índio Tibiriçá) que levam aos municípios do ABC, São Paulo, Litoral e Interior.
Nele, os moradores estarão perto de escolas, hospitais e vários pontos de cultura ou lazer na cidade. O Parque Oriental e a represa Billings são dois exemplos dessas vantagens.
Se você quer conhecer mais sobre este empreendimento, conhecer plantas, metragens e apartamentos ainda disponíveis, não perca tempo e clique aqui.
- Artigo Anterior Financiamento Imobiliário Bradesco