Jesse

Os espelhos decorativos contribuem para que qualquer ambiente fique mais bonito. Porém, é preciso se atentar a alguns detalhes para tirar o máximo de proveito dessa peça e deixar a casa mais bonita. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você acertar no uso do material em todos os cômodos.

Confira como usar espelhos decorativos

Use espelhos grandes, eles proporcionam uma ótima aparência para seu lar e potencializam a sensação de amplitude no ambiente.

É preciso tomar cuidado com a localização do espelho, para que ele não sofra danos com o contato de móveis ou pessoas. Uma alterativa segura para evitar acidentes no cotidiano é instalar espelhos decorativos que cubram apenas a parte superior da parede. Também é importante contar com um vidraceiro de confiança para garantir que a fixação seja adequada às características do material.

Em alguns projetos, vale a pena substituir um espelho grande que cubra toda a parede por peças menores. Como eles podem ser cortados de diferentes formas e tamanhos, ajudam a reforçar a proposta do cômodo onde serão inseridos.

É fundamental evitar a instalação de espelhos decorativos em mais de uma parede por ambiente, principalmente se um refletir o outro. No dia a dia, o excesso de reflexos pode tirar a atenção de quem circula pelo espaço e causar desconforto.

Como usar espelhos decorativos - Espelho decorativo
Espelho decorativo

Analise o que o espelho irá refletir

Por mais propícia que uma parede pareça para receber um espelho, é importante avaliar o que a peça refletirá quando finalmente for fixada. Evite espaços onde ela reproduzirá imagens pouco agradáveis, como bagunças.

Caso o cômodo seja muito pequeno, procure não refletir cores intensas ou escuras, que podem fazer com que ele pareça ainda menor.

Na maioria das situações, refletir um móvel na perpendicular é a melhor maneira de valorizar um espelho.

Espelhos decorativos com moldura

Os espelhos decorativos se adaptam com facilidade a ambientes que seguem diferentes tipos de estilo. Mas é preciso tomar alguns cuidados no momento da escolha da moldura para não cometer erros.

Dê preferência a uma peça com largura proporcional à parede onde você pretende pendurar o espelho.

Materiais, formatos e cores também precisam de muita atenção. Por exemplo, se a sua sala de estar tem uma decoração em estilo moderno, com linhas retas e cores sóbrias, talvez não seja uma boa ideia comprar uma moldura que siga tons claros como o pastel.

Contrastes são interessantes, mas precisam ser planejados para darem certo.

Como usar espelhos decorativos - Espelho decorado com moldura
Espelho decorado com moldura

Espelhos decorativos para quarto

Quartos especialmente pequenos merecem espelhos decorativos maiores. Uma ideia interessante é empregar esse material na parte de trás da cama, fazendo com que ela pareça maior e evitando que os reflexos se tornem cansativos para você.

Uma técnica muito utilizada para otimizar espaços pequenos é fixar o espelho nas portas de armários e guarda-roupas. Antes de fazer isso, consulte profissionais de marcenaria e vidraçaria para confirmar se o seu móvel não corre o risco de ceder com o peso da peça que você tem em mente.

Espelhos decorativos no banheiro

No banheiro, o espelho é um item indispensável para várias atividades do cotidiano. Mas isso não significa que não ele pode contribuir de maneira significativa para o visual do ambiente. Cômodos pequenos podem se beneficiar bastante com uma peça que vá da bancada até o teto.

Outra possibilidade interessante para esse espaço é investir em um espelho com moldura bem romântica. Para uma composição com toque mais moderno, considere apostar em bordas de baixo relevo.

Espelhos decorativos na sala

Na sala de jantar, o espelho fornece a elegância necessária para receber a família e os amigos. Uma opção para cômodos pequenos é cobrir uma parede inteira com o material e encostar a mesa nele, fazendo com que o espaço pareça maior do que realmente é, mas tome cuidado para que o móvel não arranhe a peça.

Como usar espelhos decorativos - Espelho decorativo na sala
Espelho decorativo na sala

Salas de estar e de TV precisam de espelhos decorativos um pouco mais discretos. Evite pendurá-los próximo ao rack, para não correr o risco de eles desviarem a atenção ou cansarem a vista.

Gostou das dicas? Compartilhe e marque seus amigos!