SelectImob

Saiba qual são os principais erros que você comete ao escolher um imóvel

Pesquisar pouco antes de comprar

O erro mais comum que alguém pode cometer na hora de comprar um imóvel é não pesquisar o suficiente. Lembre-se de que esse tipo de negociação envolve um valor de investimento bem elevado, e aquela propriedade ficará durante anos em sua vida. Por isso, você deve procurar o máximo de informações para decidir com inteligência.

Comece abusando da internet e avalie qual é o preço do metro quadrado médio na região do apartamento pelo qual você se interessa. Compare as cotações, compreenda as flutuações do mercado e só faça uma proposta se você se sentir confortável com o valor pedido.

Comprar imóvel sozinho

A participação de sua família é importante. Os brasileiros normalmente compram 1 ou, no máximo, 2 imóveis durante toda vida.   Por este motivo, são poucas as pessoas que possuem alguma experiência. Muitas vezes nos envolvemos emocionalmente com o imóvel que pretendemos comprar. É como uma paixão à primeira vista.

Nosso cérebro nos sabota e afasta de nós todas as informações e ideias que possam nos fazer desistir da nossa paixão. Ficamos cegos.

Temos uma tendência a minimizar a importância de problemas do imóvel, ao mesmo tempo, damos grande valor para tudo que nos conduza a adquirir o imóvel que estamos apaixonados. Ficamos mais burros diante da paixão.

Todo esforço de venda e de marketing tenta envolver o comprador emocionalmente. E quando você compra utilizando apenas o lado emocional do seu cérebro acaba deixando o lado racional de fora das decisões.

Permitir que membros da família, amigos e pessoas externas participem do processo será importante porque estas pessoas não estarão envolvidas pelas fortes emoções e podem detectar problemas graves no negócio.

Pensar no presente e esquecer o futuro

Um bom imóvel para você hoje pode não ser tão bom poucos anos depois. A nossa vida é composta por ciclos de mudanças. Você precisa de um planejamento de vida. Precisa prever suas necessidades futuras.

O seu imóvel precisa se encaixar no seu plano de vida, e não a sua vida precisa se adaptar ao imóvel. Não pense só no “eu presente”. Pense também no “eu futuro”. Respeite o seu futuro. Isso evita muitos arrependimentos.

Não estudar se o parcelamento cabe no bolso

Adquirir um imóvel é sempre um bom investimento e certamente trará bons resultados, mas isso não quer dizer que você possa ou deva se endividar para fazê-lo. Não é porque o banco, corretora ou a instituição de crédito aprovou o seu perfil que você deve aceitar o acordo: veja minuciosamente se a parcela cabe no seu bolso.

Faça uma análise das suas contas. Considere o valor que você recebe, seus gastos fixos, as despesas com imprevistos e veja se você pode arcar com esse débito. É hora de cortar gastos e garantir que o pagamento das parcelas ocorrerá sem problemas.

Conte conosco! Estamos aqui para te ajudar a não cometer estes erros.

AVERBAÇÃO DO IMÓVEL
18 dez
Comprar imóvel Contrato

AVERBAÇÃO DO IMÓVEL

A averbação do imóvel é a inclusão na matrícula de quaisquer alterações que tenham sido realizadas no imóvel. O histórico […]

leia mais
COMPRA DE IMÓVEL
04 nov
Comprar imóvel

COMPRA DE IMÓVEL

O mercado imobiliário é muito sólido e por isso acaba sendo muito procurado, especialmente em períodos nos quais a conjuntura […]

leia mais