Casa própria

O sonho da Casa Própria

A realização do sonho da casa própria é prioridade para a maioria dos brasileiros e não é de hoje.

Desde o século passado, ainda em 1964, o Brasil já tomava providências para incrementar e impulsionar a política nacional de habitação no país. Essa foi uma ação para estimular a construção de habitações de interesse social e, também, o financiamento da casa própria para a população.

Nos dias de hoje, mesmo em meio à pandemia do Coronavírus, a venda de imóveis disparou devido aos juros baixíssimos em 2020, a taxa Selic a 2% e a grande procura por casa própria.

Na cidade de Mauá, no ABC Paulista, a imobiliária SelectImob  acompanhou o ritmo de alta demanda e criou a campanha Vire a Chave em 2021 para apresentar às pessoas diversas oportunidades como:

  • Uso de FGTS como entrada no imóvel;
  • Comprovação de renda para autônomos
  • Simulação de financiamento (que ajuda a descobrir o quanto você pode financiar hoje e os valores das parcelas).

Por isso, antes de ler este texto até o fim, tenho um convite:

Se você quer sair do aluguel o quanto antes, clique em quero sair do aluguel para se cadastrar na nossa nova campanha e fazer uma simulação grátis, que nós te ajudamos a encontrar o imóvel perfeito para você!

Clique em Quero Sair do Aluguel.

Dinheiro do FGTS

Como Posso Usar meu FGTS para Comprar a Casa Própria?

Um dos propósitos da campanha Vire a Chave em 2021 é mostrar que é possível utilizar contas ativas e inativas do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço como entrada no em um imóvel.

Os benefícios disso são que você poderá reduzir, e muito, o custo no momento do ato do financiamento da sua casa ou apartamento, esteja em construção ou pronto.

Além disso, a depender do valor que você tem guardado, é possível comprar seu imóvel sem gastar nada como entrada.

No entanto, para a liberação desse fundo, existem algumas condições que precisam ser atendidas pelo comprador e pelo imóvel, para que o financiamento com o FGTS aconteça.

Conheça-as a seguir:

Condições de Liberação do FGTS para a Compra da Casa Própria

Condições do Comprador

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, se estrangeiro, ter o visto de permanência definitiva;
  • Possuir idoneidade cadastral e capacidade de pagamento;
  • Não estar em processo de compra ou ser proprietário de outro imóvel residencial (concluído ou em construção);
  • Comprovar tempo de trabalho mínimo de três anos sob o regime do FGTS e intervalo de três anos desde a última utilização do Fundo. Esse período pode ser consecutivo ou não, desde que seja atendido um dos seguintes requisitos: comprovação da existência do contrato de trabalho ativo, mesmo quando os recolhimentos devidos não tenham sido efetuados pelo empregador (ou seja, quando a conta não possuir saldo); ou possuir saldo disponível em conta vinculada referente a contrato de trabalho já encerrado;
  • A utilização do FGTS pode ser feita por cônjuge ou, em alguns casos, por casais que declararam regime de união estável.

Condições do Imóvel

  • Valor da avaliação deve ser de até R$ 1.500.000 para todos os Estados brasileiros;
  • Ser residencial urbano;
  • Destinar-se à moradia do titular;
  • Apresentar, na data de avaliação final, plenas condições de habitabilidade e ausência de vícios de construção;
  • Estar matriculado no Cartório de Registro de Imóveis e sem ônus que resulte em impedimento para a sua comercialização;
  • Não ter sido objeto de utilização do FGTS em aquisição anterior, há menos de três anos, contados a partir da data do efetivo registro na matrícula do imóvel.

Documento para a liberação

  • Documento de identificação do comprador;
  • Extrato da conta do FGTS;
  • Carteira de trabalho para comprovar o tempo de trabalho sob o regime do FGTS;
  • Para autônomos, freelancers ou trabalhadores avulsos, usar declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato;
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF).

(Fonte: Estadão)

Se você quer consultar seu saldo FGTS agora, instale o aplicativo do fundo no seu smartphone. Clique em App FGTS Android, para celular Android ou App FGTS Apple, para Iphone.

Financiamento da Casa Própria

Da Simulação ao Financiamento da Casa Própria

Se você ainda não sabe o que significa fazer uma simulação de financiamento ou o que é um simulador de financiamento online, recomendo que leia o texto Simulador habitacional da Caixa e de outros Bancos.

Em resumo, o simulador habitacional será fundamental para mostrar as condições de pagamento e financiamento disponíveis para os imóveis que você quer comprar.

Será através dele que você terá uma prévia dos valores do seu financiamento e das parcelas, antes mesmo de realizar sua análise de crédito.

Aqui na imobiliária SelectImob, em contato diário com clientes e potenciais compradores, nos deparamos com muitas pessoas que desconheciam suas plenas condições para comprar um imóvel, mesmo tendo todos os requisitos, porque nunca fizeram a simulação online.

Estas mesmas pessoas, após realizarem a simularem conosco, sem custos e online, descobriram que seus perfis se ajustavam, perfeitamente, às condições para a compra de imóveis e, finalmente, saíram do aluguel…

Se você quiser conhecer o seu perfil de financiamento e saber os valores das parcelas da sua casa própria, peça sua simulação grátis agora mesmo!

Basta clicar em quero simular para começar!

E se você chegou até aqui, vai uma informação bônus: além de lhe apresentar casas ou apartamentos de acordo com seu perfil, na SelectImob conseguimos captar o tipo de imóvel que você deseja, mesmo que ainda não esteja na nossa base!

Quanto ao financiamento do imóvel em si, é importante que você faça o planejamento da compra da sua casa ou apartamento, principalmente se você possui o perfil chamado de Conservador entre os investidores.

Ou seja, um perfil que não gosta de correr muitos riscos e opta por investimentos mais seguros – Isso, caso você queira aproveitar o momento atual do mercado imobiliário, com juros baixos, para investir seu capital.

Se você tem a curiosidade de entender melhor as taxas de juros de um financiamento imobiliário, clique em Taxas de juros de financiamento imobiliário para ler o texto que escrevemos sobre o assunto.

Dicas para Seguir Antes de Investir em um Imóvel

Dicas para Seguir Antes de Investir em um Imóvel

O planejamento para a compra da sua casa própria, seja para morar ou investir, merece atenção. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse momento.

Agora você terá mais segurança na hora de finalmente realizar o sonho de sair do aluguel para sempre:

  1. Veja como sua renda se adapta e suporta o valor das prestações do seu financiamento.
  2. Não escolha qualquer plano de financiamento. Na SelectImob, sugerimos sempre os melhores tipos, alinhados com o seu perfil e com preços vantajosos para sua renda.
  3. É bem provável que seu imóvel represente a maior parte do seu patrimônio, por isso estabeleça planos para cobrir custos fixos da rua renda como IPTU e IPVAl, assim como custos imprevistos.

O que acha de ver, agora e na prática, como você sairá do aluguel, aproveitando todas as vantagens para conquistar o que é seu?

Dê esse passo agora e não perca mais tempo! Clique e inscreva-se na campanha Vire a Chave em 2021.