Jesse

A vistoria de imóveis é realizada antes do imóvel ser alugado, pode ser encarada como uma ferramenta jurídica que protege tanto o locador, quanto o locatário. Embora não seja obrigatória, é necessária. 

Este procedimento é um dos mais importantes para a compra ou aluguel de um imóvel, pois evita problemas que podem prejudicar tanto a imagem da empresa perante o mercado, quanto sua relação com os clientes.

O que é a vistoria de imóveis

O laudo de vistoria de imóvel é um documento que serve para indicar as condições de um imóvel no momento da locação ou da compra. Ela é baseada em diversos critérios, como por exemplo o acabamento do imóvel

Através do laudo da vistoria, é possível ter uma visão detalhada da condição em que o imóvel se encontra. 

Qual a importância da vistoria de imóveis no processo de venda e locação?

A vistoria de imóvel é extremamente importante, pois todos os mínimos detalhes de um imóvel são avaliados. Com isso, todo defeito encontrado é listado no laudo, e é com este documento que pode-se comparar a situação do imóvel no futuro. 

Ao adotar essa prática, tanto o inquilino quanto o locatário ficam isentos a possíveis prejuízos e problemas relacionados ao imóvel, pois todas as observações são registradas no ato da entrega ou devolução do imóvel.

Garantia para o inquilino e locador  

Existem algumas situações que beneficiam tanto locadores, como o inquilino.

  • O inquilino tem alguns dias após a assinatura do contrato para constatar qualquer “defeito”. Alguns problemas só aparecem em decorrência do uso.
  • O proprietário pode solicitar uma vistoria durante a vigência do contrato caso receba alguma denúncia de mau uso do imóvel.
  • O locatário também pode solicitar uma vistoria no imóvel  caso tenha feito alguma alteração por conta própria, como trocar torneiras e azulejos. Lembrando que, antes de realizar qualquer modificação no imóvel, é preciso obter autorização do locador.
  • O locatário pode requisitar o cancelamento do contrato caso encontre algo prejudicial à sua estadia, como pragas, problemas elétricos ou hidráulicos.

Como é a confecção de um laudo de vistoria?

O laudo de vistoria de imóvel é feito preferencialmente em um momento em que, tanto o proprietário, quanto o inquilino, não estejam presentes no imóvel

Neste momento, fotos são tiradas para registro da condição do imóvel. Assim, qualquer trinco em vidro ou outra adversidade, será registrado na fotografia.

Em geral, analisa-se: 

  • Portas e janelas: trincas em vidros, problemas nas fechaduras, metais danificados;
  • Paredes e teto: estado geral da pintura, presença de mofo e umidade;
  • Piso: se há peças trincadas, e qual a condição de conservação;
  • Verifica-se há vazamentos, se todas tomadas estão funcionando. Estado dos móveis deixados no imóvel. 

No laudo, locatários e inquilinos devem assinar concordando com a vistoria

Devolução do imóvel

Após o término do contrato de aluguel, uma nova vistoria é realizada. Nela, é verificado se o imóvel está em condições semelhantes a quando foi entregue ao locatário. Caso esteja tudo em ordem, o contrato é encerrado normalmente. No entanto, se alguma inconformidade for encontrada, o inquilino deverá resolvê-la antes de devolver as chaves.

Independentemente de como essas questões sejam resolvidas, é necessário que tudo esteja claro quanto a quitação de valores.

Gostou? Confira outros artigos do nosso blog que podem ser do seu interesse:

Lei do inquilinato 

Declarar imóvel no Imposto de Renda

No aluguel do imóvel, quais despesas são de responsabilidade do inquilino? 

Quer vender, comprar ou alugar um imóvel? A SelectImob Faz isso para você! Entre em contato conosco!