SelectImob

Está a procura de um imóvel novo? Você precisa estar atento às diferenças do mercado e entender como funciona e o que oferece cada tipo de empresa do ramo imobiliário! É muito importante que você conheça as diferenças entre uma construtora, uma incorporadora e uma imobiliária. Muitas vezes, ao pesquisar por um empreendimento, o consumidor se atenta a saber quem está vendendo o imóvel, mas não sabe se é a mesma empresa que vende e constrói, por exemplo.

Qual é a diferença entre imobiliária, construtora e incorporadora?

Conhecer as diferenças entre os tipos de empresas, deixa o consumidor mais informado e ciente dos processos que envolvem desde a construção, documentação jurídica, até o momento da venda e pós-venda. Confira! 

Construtora

A construtora é a empresa responsável pela execução física de um empreendimento. É de sua responsabilidade todas as etapas da construção civil: contratação de mão-de-obra, projeto de engenharia, equipamentos, tecnologia construtiva, testes de qualidade, etc. 

Está sob sua responsabilidade a qualidade física da obra, assim como a garantia da execução no prazo acordado e a integridade física do empreendimento, garantindo que o mesmo não sofra de instabilidade, irregularidades, rachaduras, infiltrações, trincas, entre outros. 

Em alguns casos, a construtora é contratada pela incorporadora para executar a obra. Não fazem parte de suas atribuições o planejamento imobiliário, vendas, divulgação do empreendimento, nem seu financiamento.

Incorporadora

A incorporadora é a empresa responsável por identificar oportunidades, adquirir o terreno e realizar estudos de viabilidade do projeto do empreendimento. É a empresa empreendedora, que articula o negócio imobiliário.

A palavra “incorporação” está relacionada à atividade de formalizar o registro imobiliário do condomínio na matrícula do terreno, procedimento feito no Cartório de Registro de Imóveis competente.

Imobiliária

Comprar, vender, alugar e administrar imóveis são atribuições básicas de uma empresa imobiliária. Pela venda ou locação de um imóvel, a imobiliária recebe uma comissão, a qual é devida pelo dono do imóvel, nunca pelo comprador.

Nós da SelectImob fazemos toda parte administrativa e burocrática. Você não precisa se preocupar com nada, pois fazemos todo o processo! 

Gostaram das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos!

Quer vender, comprar ou alugar um imóvel? A SelectImob faz isso para você! Entre em contato conosco!